Emitir notas fiscais é uma obrigação de toda empresa, porém, apesar de ser algo rotineiro no mundo dos negócios, a emissão desse documento pode gerar muitas dúvidas.
Neste artigo vamos falar sobre como emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).
Então, se você é empreendedor, ou se pretende abrir um negócio focado na prestação de serviços, este artigo certamente vai te ajudar.
O que é Nota Fiscal de Serviço Eletrônica?
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica nada mais é do que um documento virtual que comprova a prestação de serviço por parte de uma empresa.
Esse documento é gerado, armazenado e transmitido eletronicamente, o que agiliza muito os processos das empresas e reduz enormemente o uso de papel.
Um ponto interessante a respeito da NFS-e é que ela é de competência dos municípios, e cada município brasileiro possui as suas próprias particularidades no que diz respeito à emissão de notas fiscais por parte das empresas que se situam em seu território.
Isso é algo que gera muitas dúvidas e dificuldades para os empreendedores.
Porém, atualmente existem soluções no mercado que facilitam e agilizam enormemente o processo de emissão de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas.
Assim, o empreendedor não precisa se preocupar com as particularidades de cada prefeitura e nem precisa perder seu precioso tempo cuidando de questões burocráticas que podem ser automatizadas.
Ficou curioso(a) e deseja se aprofundar um pouco mais no assunto? Então continue lendo.
Como funciona o processo de emissão de NFS-e?
O processo de emissão de NFS-e é algo que gera inúmeras dúvidas nos empreendedores.
Mas neste artigo firmamos o compromisso de dirimir esse tipo de dúvida.
No Brasil, a NFS-e deve ser emitida no site da prefeitura do município onde o serviço foi prestado.
Para emitir NFS-e, o empreendedor precisa credenciar sua empresa no site da prefeitura.
Esse credenciamento segue regras específicas de cada município. Atualmente, cada município possui seu próprio software para emissão de notas fiscais, não havendo um padrão para NFS-e.
Assim, dependendo do município, pode ser necessário adquirir um certificado digital para ser possível emitir as notas, ou realizar alguma outra ação exigida pela prefeitura.
No entanto, esse cenário certamente vai mudar para melhor à medida que os municípios aderirem ao NFS-e Nacional, um projeto gerenciado pela Receita Federal que tem como objetivo a padronização das Notas Fiscais de Serviço.
No que diz respeito ao processo de emissão de NFS-e propriamente dito, na maioria dos casos, o processo se inicia com a compra de um certificado digital (como o e-CNPJ A1) e o posterior cadastro da empresa no site da prefeitura.
Ao realizar o cadastro no site da prefeitura, a empresa recebe uma senha de acesso ao sistema de emissão de NFS-e.
Para emitir as notas referentes aos serviços prestados, é preciso acessar o site da prefeitura com o login e senha da empresa, preencher as informações da NFS-e nos campos específicos, revisar as informações inseridas e emitir a nota.
Dependendo do volume de notas a ser emitidas, o processo pode demandar muito tempo e esforço por parte do empreendedor e de seus colaboradores.
Por isso, para evitar erros e perda de tempo, o ideal é contar com o apoio de um software de Emissão Automática de Notas Fiscais.
Além disso, para evitar problemas no momento do credenciamento da empresa no site da prefeitura, é muito importante contar com o apoio de um contador.
Quais são os benefícios da NFS-e?
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, apesar de ser uma obrigação de toda empresa que presta serviços, é algo que traz alguns benefícios interessantes que valem a pena ser mencionados:
- Facilita e melhora a gestão financeira do seu negócio, visto que você pode emitir relatórios facilmente e, a partir deles, ter uma visão mais clara a respeito da saúde financeira da sua empresa;
- Reduz custos, já que não é necessário gastar recursos com papel e nem com espaço físico para armazenamento de documentos;
- Reduz consideravelmente as chances de erros e ajuda também a resolver problemas relacionados a extravio e perda de documentos fiscais, visto que é possível acessar a 2ª via da NFS-e no site da prefeitura;
- Simplifica os processos da empresa, principalmente se você contar com uma solução que automatiza a emissão de Notas Fiscais.
Enfim, esses são apenas alguns dos benefícios que a NFS-e traz para o seu negócio.
E se você deseja saber mais informações, interessantes e úteis sobre como emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, continue lendo.
Quem precisa emitir NFS-e?
No que diz respeito à emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, toda empresa que presta um serviço, independentemente do porte, tem a obrigação de emitir esse documento.
Existem algumas exceções, porém, isso é algo bem raro — para verificar se sua empresa se encaixa em algum critério de isenção de emissão de Nota Fiscal, consulte um contador.
Uma exceção que podemos citar são os Microempreendedores Individuais (MEI) que prestam serviços para pessoas físicas. Nesse caso, eles não precisam emitir Nota Fiscal (exceto quando o cliente pedir).
Mas se um MEI presta serviço para uma empresa, ele é obrigado a emitir Nota Fiscal.
Se sua empresa não é MEI, e se ela não se encaixa em nenhum critério de isenção especificado em lei, então ela é obrigada a emitir NFS-e sempre que prestar algum tipo de serviço, mesmo que esse serviço seja a venda de um curso digital, por exemplo.
Como calcular os impostos da Nota Fiscal de Serviços?
No geral, os impostos são calculados conforme o regime tributário de sua empresa, respeitando também as especificidades tributárias do seu município.
E é aí que as coisas ficam um pouquinho complicadas. Por isso não é uma boa ideia o empreendedor quebrar a cabeça tentando realizar esses cálculos sozinho.
O ideal é sempre contar com o apoio de um bom contador, e contar também com uma solução que automatize todo o processo de emissão de NFS-e, para que o empreendedor possa focar no que realmente importa: levar o seu negócio ao topo.
É possível cancelar uma NFS-e depois que ela é emitida?
Em alguns casos, o empreendedor pode verificar a necessidade de cancelar uma nota emitida. Mas será que isso é possível?
Sim, é possível, e não é um processo tão complicado.
O processo de cancelamento de uma nota fiscal pode ser feito no site da prefeitura — no mesmo site que foi utilizado para emitir a nota.
Após a solicitação de cancelamento, é preciso esperar a autorização da prefeitura.
Algumas prefeituras têm um tempo limite para a solicitação de cancelamento de notas, outras optam por não cancelar notas, portanto, é bom ficar atento a isso.
Um jeito ainda mais fácil de cancelar notas emitidas é contar com uma solução como o Notazz, que automatiza todos os processos relacionados à Nota Fiscal.
O que acontece se sua empresa não emitir NFS-e?
Deixar de emitir Nota Fiscal é um risco que não vale a pena.
As Notas Fiscais são utilizadas pelos órgãos governamentais para fiscalizar e arrecadar impostos.
Por isso, deixar de emitir esse documento pode resultar em multas altíssimas. Em casos mais graves, pode levar o empreendedor à prisão por sonegação fiscal.
Além disso, deixar de emitir Nota Fiscal pode comprometer a imagem da empresa no mercado, uma vez que as informações presentes nesse documento são utilizadas como garantias legais de um serviço prestado.
Nesse sentido, ao deixar de emitir Nota Fiscal, a empresa está privando os clientes de ter acesso aos dados que eles têm direito.
Naturalmente, isso pode levar à perda de credibilidade, além de expor à empresa a riscos desnecessários.
Como emitir notas fiscais sem estresse!
Agora que você já sabe como emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, e que já entendeu a importância e as vantagens de emitir esse documento, talvez esteja pensando em como otimizar o processo de emissão de Notas Fiscais da sua empresa.
Você sabia que é possível automatizar todo o processo de emissão de Notas Fiscais do seu negócio?
É isso mesmo!
Atualmente você não precisa gastar tempo com esse tipo de burocracia fiscal.
Com soluções como o Notazz, você pode automatizar a emissão de Notas Fiscais da sua empresa, e então poderá focar no que realmente importa: encantar os seus clientes e levar o seu negócio ao próximo nível.
Então, não perca mais tempo, assine o Notazz e emita as suas Notas Fiscais sem estresse!